NIDANA não quer te guiar, quer que você se perca. E isso é genial.

NIDANA dispensa guias e palavras. Entenda por que este jogo surreal é uma declaração genial de design e um marco para a narrativa ambiental.

sábado, 5 de julho de 2025

Arte conceitual de NIDANA mostrando um corredor infinito com figuras humanas em pedestais.

Para Começar: A desenvolvedora Ivl374 anunciou que seu novo jogo, NIDANA, será lançado no dia 28 de julho para PC via Steam. Publicado pela PLAYISM , o título é um "simulador de sonho" em primeira pessoa. Nele, os jogadores irão explorar os sonhos surreais e geométricos da protagonista. A aventura é descrita como minimalista e não terá qualquer texto para guiar a narrativa.

Análise: A Coragem de Contar uma História Sem Palavras

O anúncio de NIDANA é relevante não pelo seu tamanho, mas pela sua ambição silenciosa. Em uma indústria saturada por excesso de informações, missões e diálogos, a decisão de contar uma história sem uma única palavra é uma declaração de design ousada. Isso reforça uma tendência crescente de jogos introspectivos, que trocam a complexidade mecânica pela profundidade atmosférica. Títulos como este não testam seus reflexos, mas sua capacidade de interpretação e empatia, convidando o jogador a preencher as lacunas com suas próprias emoções e experiências. A PLAYISM, conhecida por publicar joias experimentais, parece ter encontrado mais um projeto que aposta na arte em vez do artifício.

A escolha por ambientes geométricos e surreais não é meramente estética; é funcional. Ao remover significantes familiares do mundo real, o jogo nos força a buscar significado em formas puras, luz e movimento, espelhando a lógica abstrata dos nossos próprios sonhos. O fato de incluir de antemão opções robustas de acessibilidade, como alternativas de cores para fotossensibilidade e um modo de jogo que não exige reações rápidas, demonstra uma maturidade de desenvolvimento notável. Não é um extra, mas parte da filosofia central: criar uma experiência que seja genuinamente para todos, independentemente de habilidade ou idioma. NIDANA não é apenas um jogo para se jogar, mas um espaço para se estar.

Dica de Ouro:

Jogos como NIDANA são chamados de "narrativa ambiental". A história não é contada para você, ela é o cenário. Em vez de perguntar "O que o jogo quer que eu faça?", pergunte "O que este lugar está me dizendo?". Mudar essa pergunta é o segredo para destravar a genialidade dessas experiências.

NIDANA promete ser uma tela em branco para a interpretação dos jogadores. Quando for lançado, aqui no blog da RedeGames, mergulharemos de cabeça em seus corredores silenciosos. Fique ligado para a nossa análise completa, onde vamos decifrar as possíveis metáforas por trás de sua arquitetura onírica e discutir: "Afinal, o que os sonhos de NIDANA nos contam sobre nós mesmos?". Prometemos um guia para a alma do jogo.

Fonte: GameBlast

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